20 de junho de 2013

Quinta da ferramenta: Silhouette CAMEO e Silhouette Portrait

Olá galerinha!

Na onda da Lelé, a quinta de hoje é para mostrar as duas Silhouettes: a CAMEO e a Portrait.


É uma postagem curtinha, com vídeo curtinho, mas acredito que dê pra ter uma ideia das duas máquinas!

Um grande beijo e força na tesoura!

Esta é uma publicação do Gaborin Gaboriela. Se você leu em qualquer outro lugar sem os créditos, ele foi surrupiado sem autorização! Avise-me!
From Gaborin Gaboriela

57 comentários:

  1. Gabi,

    Tenho medo de investir numa máquina dessas e não conseguir me adpatar com o programa. Existe algum material explicativo qdo vc compra?

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quando compramos a máquina vem um CD em inglês explicando o básico (bem básico). Mas o programa é bem fácil e intuitivo, uma delícia de usar! É claro que o investimento é alto, mas é uma máquina muito versátil!
      Beijos!

      Excluir
  2. Gabiiiiiiii, tô louca por uma portrait! Existe alguma loja em SP onde eu possa comprar? Mandei e-mail para Serilon, mas me responderam que só encontrarei no site. Tenho receio de pedir pra entregar no hotel e não dá tempo de chegar (isso se eles aceitarem receber encomenda). Beijos e obrigada pela lembrança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lelé!!!!!!
      Isso, a Serilon só tem loja virtual mesmo! Mas eles entregam rápido e direitinho! São bastante sérios! Entregar onde vc mora não tem como entregar???
      Beijocas

      Excluir
    2. Tem como entregar sim, gata, mas como estarei em SP em agosto, queria tentar economizar no frete. ^^

      Excluir
    3. Então Lelé, tenho certeza que se você perguntar pro pessoal da Serilon, eles te dizem quanto tempo demora a entrega e o tipo de entrega que é, se PAC, Sedex, etc. Acho que dá pra se organizar com eles pra a entrega acontecer direitinho!

      Excluir
  3. A minha é essa Silhouette Baby. Chegou, linda e loira e agora eu tô aprendendo a usá-la com o DVD que veio junto.
    Parece simples, mas tem muitos macetes que a Gabi e outras meninas fofas e gentis como ela estão se dispondo a nos ajudar a encontrar.
    Tem uma infinidade de opções de corte.
    Minha cabeça fica até quente de pensar em quanto ela vai facilitar a vida, sem precisar mais comprar um monte de furadores e tal.
    Adorei!
    Obrigada, Gabi, por ter me mostrado seus trabalhos e me indicar o caminho das pedras e comprar a minha mascote.
    Beijoca
    Didi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Didi! Que bom que deu tudo certo! Vc vai se divertir muito, tanto cortando quanto brincando no software! é uma delicia!!!!
      Mil beijocas flor!

      Excluir
  4. Oi Gabi!
    Há um tempo atrás eu te mandei um e-mail perguntando das diferenças entre as máquinas, que você me reposndeu super rápido e claro. Agora com o vídeo ficou mais fácil ainda de compreender (até pelo tamanho e peso delas).
    Daqui 2 semanas estarei indo para a terra do Tio Sam e vou me aventurar a comprar essas máquina maravilhosa. Aliás, não vejo a hora de poder "brincar e me divertir" com ela. Amei a página que você fez com a sua foto e o recorte em folha A4 (imitando escamas) na Silhouete. Tõ doindinha pra fazer iguar!!! rsrs
    Bjs e muitas força na tesoura pra você!!!
    Alê Müller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delícia!!! Vá pros estêites e aproveite MUIIIIIITTTTOOOOOO..... deve ser tudo fazer compras lá! Eu com certeza iria acabar com meus cartões de crédito!
      Beijocas Alê!

      Excluir
    2. Pois é Gabi... Tô gastando o que posso e o que não devo só em compras de artesanato!!! Ainda bem que vou ficar só uma semana pois se fosse mais... aiaiaiai minha conta bancária!!! A minha lista de compras do Amazon tá enorme!!! Até as canetas com água que vi você usando com lápis aquarela estão lá. rs Aliás, você comentou em um post que os seus lápis aquarela não são da Faber Castel, mas de outra marca. Qual é? É importada? Eu fui usar os meus outro dia (da Faber) e apanhei muito deles, pois ficou a desejar a qualidade...
      Bjs e tudo de bom!!!
      Alê Müller

      Excluir
    3. Oi Alê, te compreendo COMPLETAMENTE.... mas dá uma felicidade incrível gastar com materiais de artesanato.... ai ai ai! Que delícia!
      Bom, quanto ao lápis aquarelável, eu uso o Koh-I-Noor, que comprei lá na Casa da Arte e ele é fabricado na Republica Tcheca! Gostei bem mais dele... ele parece ser mais macio e aquarelável!
      heheheh!
      Beijocas Flor!

      Excluir
  5. Gabi.. Estou querendo comprar uma Silhouette portrait. Eu quero comprar para fazer artes para mim, para o aniversário do meu filho. Toppers e tudo mais. Ela tem autonomia para isso não é?! E se eu pensasse em trabalhar com personalizados, ela ainda teria autonomia?
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Fique tranquila, que ela dá conta do recado plenamente! é uma maquininha porreta!
      Para trabalho com personalizados ela é sensacional!
      Beijos

      Excluir
  6. Bom dia Gabi,

    Trabalho com artesanato em EVA , faço tudo na mão: desenhos, cortes...prazeroso mais cansativo...E ter uma silhouette cameo seria maravilhoso, expandir horizontes trabalhando com outras matérias primas seria ótimo. Eu queria saber se ela consegue cortar EVA também...Estou doida querendo comprar pra trabalhar com outras matérias primas, inclusive fazendo convites, mais fico com receio de investir e ela não corresponder a minha expectativa. Você pode me ajudar dando opinião sobre este assunto.

    Obrigado...bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina,
      Infelizmente a Silhouette não corta EVA. Tem quem diga que corta, mas o fabricante não recomenda, então eu prefiro não forçar a máquina e correr o risco de perder a garantia ou quebrá-la.
      Ela tb não corta feltro ou papel paraná!
      Mas papel, tecido, vinil e manta magnética é com ela mesmo!
      Veja no site www.mundosilhouette.com.br (site que eu contribuo) todas as possibilidades da Sil. Acredito que vc conseguirá tirar muitas duvidas!
      Mas é claro, pode vir aqui e me procurar sempre que quiser!
      Grande beijo!

      Excluir
  7. Gabi, bom dia, pretendo abrir um negócio de personalizados, e como estou começando do zero tava com vontade de so inbeestir numa portrait, mas todo mundo que conheço usa a Cameo, o que fazer, porque da preferência pelo Cameo? E so por causa do tamanho, ou tem algo mais, desde ja agradeço, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza, a unica diferença é o tamanho mesmo.... Se vc pretende fazer personalizados, pode ser que a CAMEO valha mais a pena mesmo, visto que vc pode comprar uma base de 30x60cm e recortar folhas de A3.....
      Abraços

      Excluir
  8. Olá Gabi,
    Fazem alguns dias que descobri essa magnifica maquina!!!
    Amo fazer artesanato...prncipalmente personalizados!
    Gostaria de saber o que eu preciso adiquirir além da maquina....
    Vi que usa base, algo assim...... Você poderia me ajudar em quais peças iniciais eu precisaria ter?

    aguardo seu retorno
    Abraços

    Ana Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Laura,
      A máquina vem completa para você começar a usar: Com base, lamina, 50 recortes gratuitos, 10 dolares para baixar em cortes (10 cortes), cabos e software de instalação.

      Para fazer seus personalizados, vc precisaria somente dos papéis e de uma impressora caseira (jato de tinta), visto que assim você personaliza ainda mais seus desenhos e recortes (preenchendo com as cores e padrões que vc desejar!)

      Se vc quiser, me manda um e-mail (gabyte@gmail.com) que eu te dou um cupom de desconto para a compra da Silhouette no site da Serilon!

      Beijos

      Excluir
  9. Olá Gabi, estou querendo comprar uma Silhouette porém estou na dúvida sobre a diferença da de 20cm e 30cm se é apenas o tamanho, meus personalizados imprimo direto do word para otimizar o espaço do papel, é possível usar este arquivo na Silhouette? Vc conhece alguma loja em SP que tem a máquina para retirar e ver funcionando, gostaria de dar uma olhada funcionando e retirar pois estou com o tempo curto para os personalizados da festinha da minha baby. Se não poderia me passar o desconto do site da Serilon.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Veruska, a Silhouette não reconhece os arquivos do word, teria que criar a arte no software da Sil e depois cortar a partir dela, pois é esse mesmo software que manda pra impressora as marcas de registro.
      As lojas que vendem dificilmente demonstram.
      Me mande um email: gabyte@gmail.com e te mando o cupom de desconto!

      Excluir
  10. Olá Gabi, adorei seu post. Mas ainda tenho minhas dúvidas. rs A diferença de $ da Cameo para a Portrait está em uns R$ 400,00. Isso está me fazendo optar pela Portrait, eu trabalho com personalizados e facilitaria e embelezaria muito mais minhas peças. Porém também quero experimentar a transferência térmica em blusas e ecobags. Acha que a Portrait serviria para mim? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa, dá pra fazer os cortes para transferência com a Portrait, mas os recortes serão menores, no máximo de um tamanho A4. Pra camisetas, acho que dá, mas ecobags pode ser que fique pequena. Depende do uso que vc quer dar, mas já vi gente que usa com a Portrait numa boa!

      Excluir
  11. Olá, tenho uma pequena empresa em casa de personalizações como canecas, canetas, camisetas.
    Tenho uma maquina de estampar camisetas sublimática. Minha pergunta é gostaria de ter uma maquina que recorta-se vinil para transferir para a camiseta, daria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliezer, dá sim e fica muito bonito....
      Quando vi a demonstração dos Kits de Sublimação da Serilon, percebi que para a maioria das estampas é melhor usar a Silhouette CAMEO, que é a maior, pq vc consegue mais recortes ou recortes maiores.
      Mas a Silhouette é perfeita para suas necessidades!

      Excluir
  12. Ola Gabi,estou querendo comecar meu pequeno negocio,em festas infantis co tudo personalizado,com foco no.scrap.Andei lendo.sobre a Silhouette e gostei mto,porem estou com duvidas.Ela desempenha a mesma.funcao que os furadores?Se eu comprar ela nao vai ser necessario que eu tenha os furadores ne?Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, sim a Silhouette desempenha a mesma função... claro que alguns furadores são práticos de ter, mas para o seu objetivo, uma Silhouette vai fazer ganhar tempo!
      Depois da Silhouette eu raramente uso furadores!
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Gabi! Parabéns pelo blog. Obrigada por compartilhar conosco a diferença entre as duas máquinas! Li em um comentário anterior onde você diz que "teria que criar a arte no software da Sil e depois cortar a partir dela" e fiquei confusa (rs). Tenho interesse na Portrait, pois trabalho com peças pequenas, porém, minhas criações são feitas no Corel. Neste caso eu teria que imprimir em uma impressora jato de tinta e "escanear" na Sil para que o software dela reconheça o contorno das peças, correto? É só isso ou eu preciso fazer toda a criação no software da Sil? Agradeço se puder retornar! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, se você faz as artes no Corel, fique tranquila!
      Você tem só que importar a arte para o Sihlouette Studio e depois seguir os passos do Studio para fazer a impressão e corte.
      Nesse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=0WN5_fVkZUA) vc vai ver o que deve ser feito para imprimir e recortar e entenderá melhor!
      Beijos

      Excluir
    2. Legal! Obrigada, Gabi! Bjoo

      Excluir
  14. Gabi!
    Te mandei um e-mail para ganhar o cupom de desconto!#anciosa#
    Obrigada
    Gisele

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde, você sabe algum lugar nos Estados Unidos (Nova Jersey) que vende esta maquina??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, infelizmente não.... E nem acho muito bacana, afinal, saindo do pais de origem, perde a garantia!
      Beijos

      Excluir
  16. Gabi, bom dia! Estou em busca de comprar minha primeira SILHOUETTE CAMEO porém estou me perdendo nos acessórios que devo comprar... podes me ajudar? Quero trabalhar com papel e tecido... aguardo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian,
      A máquina já vem com tudo o que você precisa para cortar papel (lamina, base, fios e cabos, software etc). Como você quer também trabalhar com tecido, você precisa se uma lamina especifica de tecido (http://www.serilonshop.com.br/produto/lamina-para-corte-de-tecido/905912), termocolante (existe da marca Silhouette, mas outras marcas nacionais são muito boas também) e o próprio tecido.
      A base é a mesma, visto que você terá aplicado o termocolante e isso erá proteger sua base dos fiapos de tecido!
      No site da Serilon Shop você encontra tudo para a sua Silhouette. Se você quiser, posso te dar um cupom de desconto para a máquina. Para isso, é só me mandar um e-mail: gabyte@gmail.com

      Excluir
  17. Oi Gabi! Eu tô muito na dúvida entre a cameo e a portrait. Na verdade, eu não trabalho com personalizados nem nada, apenas faço algumas coisas em scrap, mas pra mim e pra amigas muuuito próximas... o que você sugere? Ah, e o cupom da serilon serve pra portrait também? Manda pra mim, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tati, mesmo tendo um uso caseiro, o que vc pretende fazer com a SIlhouette? Cortar flores, recorte menores, detalhes, etc? ou vc gostaria de fazer caixas maiores e recortes grandes?
      Como a unica diferença entre as duas é o tamanho da entrada do papel, vc precisa ver o que você gostaria de cortar para saber o tamanho.
      Além disso, a outra dica é: o tamanho da sua área de trabalho! Se vc não tiver muito espaço, a Portrait pode ser a solução!
      Tenho as duas, mas uso 99% das vezes a CAMEO!
      Me passa o seu e-mail pra eu te mandar o cupom!
      Beijos

      Excluir
  18. Oi Gabi! Eu queria fazer recortes memores, pra enfeitar os álbuns, mas vejo uns convites tão lindos e umas caixas tão legais que eu tenho receio de comprar a portrait e me arrepender, deixar de ter possíveis trabalhos... Você me entende? kkkk Eu não tenho muito espaço não, vou ter que arranjar uma prateleira e fazer umas modificações por aqui... Meu email é tati@gallafrio.com.br Obrigada, bjo!

    ResponderExcluir
  19. Gabi, obrigada por sua informação, estou muito interessada e a escolhida é a silhouette cameo, para a confecção de forminha para doces e caixinhas.Estou iniciando no espaço de decoração, e com muita expectativa, creio que esta
    Belezinha vai mim ajudar muito. você conseguiria cupom de desconto? obg Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna, me manda um e-mail (gabyte@gmail.com) que passo o cupom de desconto e explico como proceder!
      Beijos

      Excluir
  20. Olá! Como a maioria, estou na dúvida entre os dois modelos. Trabalho com personalizados e corto muito vinil impresso, que uso para rótulos de squeezes. A silhouette corta apenas o vinil da marca deles, ou qualquer vinil? Também revelo muita foto no tamanho 15 x 21 cm para produzir imãs em formato retangular (10 x 15 cm) e em formato especial (contorno da cabeça do Mickey, por exemplo). Ela corta papel fotográfico neste tamanho? E a manta magnética, só pode ser usada a da silhouette ou pode ser a que uso normalmente (0,4 mm)? Com a portrait consigo fazer sacolinhas no tamanho 15 x 21 cm? Te agradeço muito desde já pela ajuda com as respostas. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A Silhouette corta outras marcas de vinil também. Tb corta papel fotográfico e essa espessura de manta magnética.
      Já as sacolinhas não serão interessantes com a Portrait, por conta da limitação de tamanho da máquina. Se você for fazer papelaria personalizada, a CAMEO é mais recomendada por te dar mais possibilidades!
      Beijo grande!

      Excluir
  21. Oiii
    estava muito em dúvida de qual comprar e decidi pela portrait. Faço cartonagem e quero fazer uns albuns e convites com scrap. Quero comprar essa semana, rola cupom de desconto ainda Gabi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizziane, o código de desconto é sbgabishop
      Você trabalha com cartonagem, mas não vai cortar o holler na máquina, né? É que não funciona e pode ser que a máquina quebre!
      Mas para cortar enfeites pros seus trabalhos a portrait será divina!
      Beijos

      Excluir
  22. Olá Gabi,

    Estou pensando muito em comprar uma Cameo, ou até uma portrait... mas estou muito insegura. Vi alguns videos na internet que dizem que podemos sim cortar feltro com a CAMEO, mas no site indica que não podemos... E agora? O que você acha? Facilitaria muito meu trabalho... neste caso teria que comprar alguma lamina e base de corte diferente? Gostaria do cupom de desconto também... =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, em relação ao feltro, eu não corto não! Acho super arriscado. Algumas americanas cortam o feltro, mas o feltro deles é mais fino, é diferente.... Não sei explicar. Além disso, já vi testes e cortou pouco e esse pouco cortou bem 'mastigado'.
      O cupom é: sbgabishop
      Um grande abraço!

      Excluir
  23. Olá Gabi! Adorei seu blog e suas dicas! Estou querendo comprar uma silhouette portrait para fazer os personalizados das festas da minha filha... Será que aínda consigo um cupom de desconto? Muito obrigada! Clarissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarissa, o cupom de desconto é: sbgabishop
      As festinhas da sua filha ficarão sensacionais e bem mais rápidas de serem feitas com a Silhouette. Como vc pretende fazer festas, aconselho você a comprar a CAMEO, pois personalizados pedem cortes maiores e a Portrait tem limitação do tamanho!
      Beijos

      Excluir
  24. Olá, tenho uma dúvida. A cameo vem com uma base de corte de papel, porém vi que existem dois tipos de bases, uma de fixação leve e outra mais firme. Qual vem acompanhando a máquina? E para corte de adesivos usa-se outra base? Queria saber o que comprar junto com a máquina. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melina, a base que vem com a Cameo é a que tem a fixação normal. Essa base light tem a cola menos forte, ou seja, ela prende a folha com menos força, como se a base normal estivesse com uma meia-vida..... Eu nunca tive a necessidade de usar a base light.
      Em relação ao adesivo, vc corta sem base nenhuma. O vinil adesivo é um produto que tem um liner, ou seja, uma película que protege a cola do vinil. Esse liner não é cortado pela silhouette, somente o vinil, por isso é muito tranquilo usar sem a base!

      Excluir
  25. Bom dia quero começar a trabalhar com personalizados vi uma silhouette SD usada p vender,essa Silhouette e boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.... A SD é o modelo antigo e embora acredito que esteja funcionando bem (essas máquinas dificilmente dão problema), vc terá limitações com a SD, visto que quando trabalhamos com personalizados, precisamos de recortes grandes. Como a SD trabalha com o tamanho A4, você não iria conseguir fazer caixas grandes que a CAMEO poderia te oferecer.
      Com certeza a diferença de valor será bastante grande, mas para investir nesse ramo de festa, vc precisa de uma máquina que te dará condições de competir com quem está no mercado.
      Além disso, a máquina já está usada e vc não terá nenhuma assistência comprando ela.
      Caso você se interesse por uma nova, vou te passar o cupom de desconto no site do SerilonCrafts.com.br : gabisil
      Abraços

      Excluir
  26. Oi Gabi! Sou professora primária, faço muitas artes com as mãos para os meus alunos, como sou muito caprichosa e adoro diversificar o meu trabalho, fiquei louca quando conheci a silhouette. Estou comprando uma portrait para usar com minhas 2 turmas, minha preocupação agora é sobre carregar a máquina. O que a sua experiência e conhecimentos técnicos sobre a silhouette te dizem sobre isso. Depois pretendo abrir minha impresa de personalisados para complementar minha renda, ou finalmente sair da educação. Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, para transportar a sua Sil e mais o computador, vc pode adquirir essa bolsa que é própria para carregá-la: http://www.seriloncrafts.com.br/produto/bolsa-para-silhouette-portrait-teal-63043
      Mas se você tiver uma ecobag ou alguém que faça uma bosa bem firme para você, com espaço para carregar os acessórios e coisinhas próprias da Sil, vc pode levá-la pra baixo e pra cima sem preocupação.... ela é muito robusta!
      Beijos

      Excluir
  27. Boa tarde, Gabi!
    Estou super na duvida em qual comprar se é a sil portrait ou a cameo. Estou no inicio do meu negocio de personalização sei que a diferença entre as duas é a limitação de tamanho, porém fico com receio de meu negocio alavancar muito muito rapido e haver a necessidade de comprar a cameo. me ajuda...meu email para cumpon com desconto deboracoelho46@gmail.com

    ResponderExcluir

Opinem, desabafem, reclamem, etc... Mas vamos ser finos, ok?
Comentário deselegante, agressivo ou que não traga nada de bom aos leitores não será aprovado!
Se a sua opinião for contrária à minha, terei prazer em publicar, mas desde que você use bons argumentos e não ataque ninguém, direta ou indiretamente.
Beijinhos na alma!
Gabi